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Criação/Edição de Oportunidades no SaguiControl

A funcionalidade de Criação/Edição de Oportunidades no SaguiControl simplifica o registro e atualização de oportunidades de negócio, facilitando uma gestão mais eficiente do pipeline de vendas.

Neste tutorial, vamos explicar detalhadamente sobre como criar ou editar uma Oportunidade no SaguiControl.

Passo 1: Acesse a funcionalidade Oportunidades

Clique no menu superior a esquerda, acesse CRM > Oportunidades

A tela de Gestão de Oportunidades será carregada.

🔎 Para saber mais sobre a tela de Gestão de Oportnidades, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Oportunidades no SaguiControl 

Passo 2: Crie/Edite uma Oportunidade

Para Criar uma nova Oportunidade clique em , uma nova tela será carregada.

Agora, se você deseja Editar uma Oportunidade no SaguiControl, clique em na Oportunidade que você deseja Editar, e a aba de Edição de Oportunidade será carregada, nela você poderá Editar todas os dados cadastrais apresentados a seguir.

Passo 3: Geral

  • Emitente: Aqui você irá selecionar a empresa que estará emitindo à Oportunidade;

🔎 Para saber mais sobre a tela de Tela de Gestão de Empresa e Filiais SaguiControl, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Empresa e Filiais SaguiControl

  • Conta: Aqui você irá selecionar a conta da empresa que você está prospectando, podendo ser uma conta já cadastrada, ou criar uma a partir daqui, clicando em , uma tela de cadastro será carregada:

🔎 Para saber mais sobre a Criação e Edição de Clientes no SaguiControl, acesse: Criação/Edição de Clientes no SaguiControl

Após preencher todos os dados cadastrais do cliente, você poderá salvar os dados, clicando em no canto superior esquerdo. Agora você poderá selecionar o usuário cadastrado na criação de Oportunidade.

  • Data da Oportunidade: Neste campo, você deve selecionar a data em que a Oportunidade está sendo criada. Esta data representa o momento em que a oportunidade de negócio foi identificada e registrada no sistema.;
  • Data Prevista para Fechamento: Neste campo, você deve selecionar a data prevista para que a Oportunidade seja concluída. Esta data estimada indica quando você espera que a negociação ou o processo relacionado à oportunidade chegue ao fim, resultando em um fechamento positivo ou negativo.;
  • Vendedor: Neste campo, você deve selecionar o vendedor que está criando a Oportunidade. Este campo identifica o responsável pela oportunidade, permitindo rastrear quem está gerenciando o processo de venda ou negociação associada a essa oportunidade específica;

🔎 Para saber mais sobre o cadastro de Vendedores, acesse: Cadastrar e Editar Funcionários no SaguiControl

  • Contato: Aqui você irá selecionar um contato referente à empresa que está sendo adicionada à Oportunidade, caso não haja algum já cadastrado, você poderá adicionar clicando em , uma tela de cadastro será carregada:

🔎 Para saber mais sobre a tela de Cadastro/Edição de Contatos no SaguiControl, acesse: Cadastro/Edição de Contatos no SaguiControl

Após preencher todos os dados cadastrais do contato, você poderá salvar os dados, clicando em no canto superior esquerdo. Agora você poderá selecionar o contato cadastrado na criação de Oportunidade.

  • Fase: Aqui você irá selecionar em qual fase a Oportunidade que está sendo criada, se encontra;
  • Canal: Aqui você irá selecionar por meio de qual Canal a oportunidade foi conquistada.

Assim que todos os campos forem preenchidos, e você clicar em Salvar , o sistemas disponibilizará uma nova janela para que você adicione os produtos ou serviços referentes à Oportunidade:

Os seguintes campos deverão ser preenchidos:

  • Tipo de Produto: Selecione qual o tipo de produto/serviço será adicionado à Oportunidade, podendo ser um Produto Acabado, um Serviço, Uso e Consumo ou um Ativo Imobilizado;
  • Nome do Produto/Serviço: É o nome qual o produto/serviço foi cadastrado no sistema, que o identificará;
  • Quantidade Comercial: Atualize com a quantidade do produto/serviço que o cliente pretende adquirir;
  • Valor Comercial: Valor pelo qual o produto/serviço será comercializado;
  • Valor Total: Ao preencher o campo anterior “Quantidade ” o sistema automaticamente irá multiplicar o campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário”. Entretanto, caso seja de seu desejo, ele também pode ser alterado manualmente;
  • Código do Produto/Serviço: É o código qual o produto/serviço foi cadastrado no sistema;
  • Descrição: É uma breve descrição sobre o produto/serviço que está sendo adicionado à Oportunidade;
  • Unidade Comercial: É qual o nome da unidade comercial para esse produto ou serviço. Ele já vai trazer a unidade comercial do produto/serviço cadastrado para esse serviço/produto no sistema, mas esse campo pode ser alterado apenas para essa Oportunidade , para isso basta alterar esse campo;
  • Informações Adicionais do Produto: Deverá ser preenchido caso tenha alguma informação adicional relevante sobre o produto/serviço que não foi identificada anteriormente;
  • Valor do Frete: Valor calculado dos custos referentes ao frete, caso haja;
  • Valor do Seguro: Valor calculado dos custos referentes à seguro do produto, caso haja;
  • Valor do Desconto: Valor do desconto que será aplicado, caso haja;
  • Outras Despesas Acessórias: Para que você adicione qualquer outra despesa que apareça e não esteja listada.

Após o preenchimento de todos os dados, clique em .

Passo 4: Observações

Nesta aba você poderá adicionar comentários pertinentes à Oportunidade que está sendo criada:

Passo 5: Totais

Nesta aba você poderá conferir os valores totais dos produtos e serviços adicionados à Oportunidade: