Olá, como podemos ajudar?

Entenda a Tela de Gestão de Assinaturas no Saguicontrol

Neste guia abrangente, você será guiado através do processo de utilização das funcionalidades do Saguicontrol para cadastrar e editar Assinaturas de forma eficiente e organizada.

Se a sua empresa adota o modelo de serviços por assinatura, o Saguicontrol oferece uma solução completa para criar e gerenciar assinaturas dos seus clientes. Com a recorrência selecionada, o sistema automaticamente gera faturas correspondentes às assinaturas, permitindo que sua equipe financeira processe pagamentos, emita boletos, notas fiscais ou recibos de maneira ágil e eficaz.

Como funciona?

Todo dia, de madrugada, o sistema mapeia todas as Assinaturas que possuem a data de Próximo Faturamento para esse dia e gera automaticamente uma fatura para o conjunto Cliente – Data de Próximo Faturamento. Então, por exemplo:

Se o cliente possuir:

  • 1 assinatura do serviço X que a data do próximo faturamento é amanhã;
  • 1 assinatura do serviço Y que a data do próximo faturamento é amanhã;
  • 1 assinatura do serviço Z que a data do próximo faturamento é daqui 2 dias.

O sistema irá:

  • Amanhã: gerar 1 fatura com a soma da assinatura do serviço x e do serviço y;
  • Daqui 2 dias: gerar 1 fatura com a soma da assinatura do serviço Z.

Nesse artigo, você aprenderá como utilizar as tela de Gestão de Assinaturas.

Entenda o funcionamento geral da Tela de Gestão de Assinaturas:

No menu superior a esquerda, acesse Serviço > Assinaturas

Seções

A tela de Gestão de Assinaturas será aberta. Essa tela é composta por 4 principais seções:

  1. Barra de Ações;
  2. Barra de Resumo;
  3. Barra de Ações Rápidas;
  4. Tabela de Visualização.

SEÇÃO 1: Barra de Ações

A barra de ações é composta pelo título da funcionalidade

SEÇÃO 3: Barra de Ações Rápidas

Essa barra é composta por 3 elementos:

  • Filtro: Para filtrar quais assinaturas você deseja visualizar na tabela de visualização abaixo. O filtro é composto por 4 opções:
    • Status da assinatura: Se quer visualizar as Ativas, Canceladas, Atrasadas ou Pendentes;
    • Cliente: O nome do cliente que deseja visualizar as assinaturas;
    • Plano: O serviço recorrente que deseja filtrar.

      🔎 Para saber mais sobre os planos/serviços cadastrados para a sua empresa, acesse: Entenda a Tela de Gestão Serviços no Saguicontrol
  • Impressão: Ao clicar no botão de impressão, ele abre a tela de impressão do seu dispositivo para que você possa imprimir as Assinaturas que forem listadas após a filtragem realizada;
  • Relatório: Ao clicar no botão de relatório, ele irá fazer o download de todos as Assinaturas que forem listadas após a filtragem na tabela de visualização.

SEÇÃO 4: Tabela de visualização

Todos as Assinaturas filtradas na seção anterior, serão listadas nessa tabela de acordo com o filtro configurado. Então, por exemplo: Se você pedir pra trazer todas as Assinaturas pendentes, apenas Assinaturas que correspondem a essas características serão listadas.

A tabela de visualização, traz por padrão 10 colunas:

  • Status: Qual o status da Assinatura. Podendo ser Ativa, Cancelada, Atrasada ou Pendente;
  • Recorrência: Se é mensal, quinzenal, anual, etc;
  • Cliente: Nome do cliente que assinou esse serviço;
  • Serviço: Serviço que foi assinado;
  • Quantidade: Quantidade contratada do serviço;
  • Vlr Unitário: O custo unitário do serviço;
  • Vlr Total: Valor total do serviço;
  • Contratação: Data de contratação do serviço;
  • Último faturamento: Data do último faturamento automático feito pelo sistema para essa assinatura;
  • Próximo faturamento: Data agendada para o próximo faturamento automático desse serviço.

Ainda na tabela de visualização, cada Assinatura listada possui um botão com o ícone de um lápis do seu lado esquerdo. 

Ao clicar nesse botão, é possível visualizar mais detalhes ou editar a Assinatura

🔎 Para saber mais sobre a edição de Funcionário, acesse: Cadastro/Edição de Assinaturas no Saguicontrol