O cadastro de faturas permite que você insira detalhes cruciais, como datas de emissão e vencimento, valores, clientes e status de pagamento. Essa funcionalidade não apenas centraliza todas as informações relevantes em um só lugar, mas também oferece um controle mais eficiente sobre suas finanças. Você pode acompanhar o histórico de faturamento de cada cliente, identificar rapidamente pagamentos pendentes e gerar relatórios detalhados para análise financeira.
Uma fatura no Saguicontrol pode ser gerada a partir de dois lugares:
- Através de um Pedido de Venda;
- Manualmente através da funcionalidade de Faturas;
- (apenas para empresas que trabalham com o modelo de assinatura) Automaticamente através da funcionalidade Assinaturas
- (apenas para clínicas de segurança do trabalho) Automaticamente através da integração com o SOC
No primeiro cenário, a fatura já virá preenchida com as informações presentes no pedido de venda. Já no segundo cenário, a fatura precisará ser preenchida do zero. No terceiro cenário a fatura virá preenchida com as informações presentes na Assinatura e no quarto cenário a fatura virá preenchida com as informações advindas do SOC.
PASSO 1: Acesso a funcionalidade de Faturas
- No menu superior a esquerda, acesse Venda > Faturas
- A tela de gestão de faturas será carregada.
- ⚠️ Para saber mais sobre todos os comandos dessa tela, acesse o artigo: Entenda a Tela de Gestão de Faturas no Saguicontrol

PASSO 2: Realize o cadastro ou edição de sua fatura
- Para realizar o cadastro de uma nova fatura selecione o botão + Fatura;
- Para editar uma fatura existente, use os filtros do sistema para buscar a fatura que deseja e depois no botão de lápis ao lado do registro que aparecerá.
- ⚠️ Caso tenha dificuldades em usar o filtro, acesse o artigo: Entenda a Tela de Gestão de Faturas no Saguicontrol
- ⚠️ Caso tenha dificuldades em usar o filtro, acesse o artigo: Entenda a Tela de Gestão de Faturas no Saguicontrol
🚨 ATENÇÃO
Uma fatura só poderá ser editada se o seu status for IGUAL a ABERTA. Caso já esteja faturada ou qualquer esteja diferente de “Aberta”, todos os seus campos estarão bloqueados para edição
- Agora, o sistema abrirá a tela de Fatura
- Os seguintes campos serão carregados:
- Aba Geral:
- Descrição
- Emitente: Filial da sua empresa para qual o orçamento será gerado. Para editar ou cadastrar novas filiais, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no Saguicontrol;
- Parceiro: Preencha para qual cliente o contrato será gerado. Ao digitar as 3 primeiras letras da razão social do cliente desejado, o sistema já puxará todos os clientes correspondentes cadastrados no sistema. Caso não encontre o cliente desejado na lista, cadastre o seu cliente em Venda > Cliente, para sabe mais acesse o artigo: Cadastrar ou Editar Um Cliente no Saguicontrol;
- (apenas se sua empresa for de segurança do trabalho) Sempre substituir com o SOC: Sempre que a integração com o SOC rodar no período correspondente a esse fatura, ela será substituída pela fatura que vier do SOC;
- Categoria de Contas a Receber: Categoria do contas a receber que o Contas a Receber proveniente dessa fatura será gerado. Para editar ou cadastrar categorias de contas a receber acesse: Gestão das Categorias do Contas a Receber e Contas a Pagar;
- Caixa: Caixa que o Contas a Receber proveniente dessa fatura movimentará após o pagamento. Para editar ou cadastrar Caixas, acesse: Criação e Edição de Caixas no Saguicontrol
- Centro de custo: Centro de custo que o Contas a Receber proveniente dessa fatura movimentará após o pagamento. Para editar ou cadastrar Centros de Custo, acesse: Criação e Edição de Centros de Custo no Saguicontrol;
- Valor Total: Valor da Fatura;
- Valor Desconto: Valor total de descontos aplicados na Fatura;
- Tabela de Parcelas: A quantidade de parcelas negociadas com o cliente. Caso tenha dúvidas em como cadastra-las, acesse: Criação e Edição de Parcelas Financeiras no Saguicontrol;
- Aba Geral:
- Clique no botão Salvar no canto superior esquerdo da janela
PASSO 3: Crie ou edite itens da fatura
- Acesse a Aba Itens. Aparecerão todos os itens que estão compondo essa fatura.
- Para adicionar um novo item clique em + Item;
- Para editar um item existente clique no botão de lápis localizado no canto esquerdo do item na tabela;

- Uma nova janela será aberta com os seguintes campos para serem preenchidos:
- Descrição: É o nome do item que está sendo adicionado na fatura;
- Unidade comercial: É qual o nome da unidade comercial para esse produto ou serviço. Ele já vai trazer a unidade comercial do produto/serviço cadastrado para esse serviço/produto no sistema, mas esse campo pode ser alterado apenas para esse contrato, para isso basta alterar esse campo.
- Exemplos:
- Esse é um produto. Ele é vendido por unidade, por pacote ou por lote? Se for por unidade, escreva UNIDADE; Se for por lote, escreva LOTE e assim por diante;
- Esse item é um serviço. Ele é vendido por licença? Por hora? Por pacote de horas? Se for por hora, escreva HORA; Se for por licença escreva LICENÇA e assim por diante.
- Exemplos:
- Quantidade: Atualize com a quantidade desse item que o seu cliente está adquirindo
- Valor Unitário: Valor do item;
- Valor total: Ao preencher o campo anterior “Quantidade ” o sistema automaticamente irá multiplicar o campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário”. Entretanto, caso seja de seu desejo, ele também pode ser alterado manualmente;
- Valor do desconto: Preencha se for necessário aplicar algum desconto para esse item, apenas para esse cliente;
- Valor com desconto: Valor total com o desconto aplicado.
- Adicione todos os itens que compõem a fatura.
- Clique no botão Salvar no canto superior esquerdo da janela
Fatura criada/editada com sucesso! Agora é só faturar! 🥳
PASSO 4: Próximos passos
- Cria no botão que contém 3 pontinhos na parte superior da janela.
- A partir dessa opção, é possível:
- Gerar conta a receber, boleto e NFS-e;
- Gerar conta a receber e boleto;
- Gerar somente o conta a receber;
- Gerar somente NFS-e;
- Enviar fatura por e-mail para o cliente. Será enviado para o e-mail do cliente cadastrado no sistema. ⚠️ Para saber como editar, acesse: Criação e Edição de Clientes no Saguicontrol;
- Cancelar a fatura.
- ⚠️ Independentemente da opção escolhida, para saber como consultar os componentes que foram gerados a partir da opção selecionada, acesse: